terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FELIZ 2011

Prof. Ricardo Costa (Rico)

O ano de 2010 foi marcado por várias comemorações importantes, das quais sem dúvida destacamos o centenário da Revolta da Chibata, movimento que marca a História do Brasil pela simbologia maior de sintetizar todas as lutas populares contrárias à violência do poder autocrático imposto pelos grupos dominantes e à herança escravocrata presente em nossa sociedade.

João Cândido, o Almirante Negro, alcunha censurada pela ditadura militar e até hoje negada pelas elites da Marinha, teve, em contrapartida, sua história imortalizada no célebre samba de João Bosco e Aldir Blanc. Transformou-se, com justiça, no grande herói do povo brasileiro, dos negros, dos excluídos, dos rebeldes com causa, subversivos da desigual e desumana ordem dos proprietários.


No âmbito da cultura brasileira, destacaram-se as homenagens pela passagem do centenário de nascimento de Noel Rosa, nosso maior compositor popular, aquele que contribuiu de forma magistral para fazer do samba o gênero musical que melhor representa a nossa cultura. Cronista do cotidiano carioca dos anos 30, acompanhou com olhar crítico e irônico as mudanças introduzidas no país pela Era Vargas, que dava seus primeiros passos. Suas canções tornaram-se eternas por retratar, de forma inigualavelmente criativa - talvez só mesmo Chico Buarque possa ser apontado como seu herdeiro mais próximo - a alma do carioca e do brasileiro.

Em Nova Friburgo, o ano foi marcado pela comemoração do centenário de nascimento de Francisco de Assis Bravo - Chico Bravo - liderança operária de nossa cidade, fundador do Partido Comunista nos anos 20 e de sindicatos de trabalhadores nos anos 30, ativo participante das principais lutas e greves operárias no século XX em Friburgo, vereador cassado pelo golpe de 1964 por motivos ideológicos (único vereador cassado na história do município). Recebeu merecida homenagem dos Vereadores, líderes sindicais e dos partidos de esquerda na Câmara Municipal.

Por fim, há que registrar tristemente, neste fim de 2010, a perda do grande amigo, professor da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, Mario Roberto Lima. Professor de Física e História da Ciência no curso de Matemática, foi o grande responsável pela criação e desenvolvimento do curso de Informática da FFSD. Incansável pesquisador e trabalhador da ciência, Mário Roberto participou de inúmeras atividades promovidas pela Associação de Docentes e pelo Sinpro de Nova Friburgo na FFSD. Por isso mesmo recebeu o Título de Cidadania na Educação.

A lembrança desses nomes, representativos das pessoas extraordinárias que ajudam a construir o mundo em que vivemos, tentando transformá-lo em um mundo mais fraterno e menos desigual, é sempre necessária para que sigamos em frente. Que em 2011 possamos avançar um pouco mais no caminho em prol de uma sociedade justa e igualitária.