Desde a venda da AMAE, há 13 anos, a população sofre com a exploração destes serviços pelo monopólio privado, que transforma em interesse exclusivo de lucro o direito ao acesso universal ao bem natural mais precioso, a água, e a serviços públicos essenciais à saúde. Vários moradores, apesar de não serem atendidos com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, vêm sendo ilegalmente obrigados a pagar a Tarifa Referencial de Esgotos (TRE), de valor idêntico ao faturado pelo abastecimento de água.
Enquanto isso, a Prefeitura de Nova Friburgo demonstra seu total descaso com o povo, deixando de exercer a regulação dos serviços e a fiscalização da empresa. Os governos anteriores também assinaram Termos Aditivos nada transparentes, que alteraram dispositivos básicos estabelecidos no Edital e no contrato original da concessão, favorecendo a empresa e prejudicando a população.
Nesta quinta-feira, dia 29/08, o Fórum Sindical e Popular vai ocupar a Tribuna Livre da Câmara Municipal, às 17h, para a entrega do abaixo-assinado solicitando a instalação de uma CPI pela revisão imediata do contrato de concessão de água e esgoto. TODOS LÁ!
Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo
COMAMOR, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Metalúrgicos, Construção Civil, Vestuário, Hoteleiros, Bancários, Químicos, Marceneiros, Sindsprev, Sinpro, SEPE, Associação de Docentes da FFSD, CSP/Conlutas, Intersindical, Unidade Classista, PCB, PSOL, PSTU.
30 DE AGOSTO
Dia Nacional de Lutas
Na próxima sexta, dia 30 de agosto, os trabalhadores de todo o Brasil farão paralisações e manifestações em protesto contra os baixos salários, os ataques de patrões e governos aos direitos sociais e trabalhistas, o sucateamento e a privatização dos serviços públicos, da Educação e da Saúde, os gastos milionários com megaeventos, a corrupção desenfreada e o desrespeito aos direitos humanos. Em Nova Friburgo, vamos apoiar a luta dos profissionais da Educação do Município e do Estado por salários dignos, respeito aos Planos de Carreiras e em defesa da Educação Pública de Qualidade, contra as terceirizações e a meritocracia. LUTAMOS POR:
- Redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários. Fim do Fator Previdenciário. Valorização das Aposentadorias;
- 10% do PIB para a Educação. 10% do Orçamento da União para a Saúde;
- Transporte Público de Qualidade. Desprivatização dos Serviços Públicos;
- Reforma Agrária com infraestrutura para fixar o agricultor no campo;
- Fim dos Leilões do Petróleo. PETROBRAS 100% Estatal;
- Contra as Terceirizações (PL 4330). Estabilidade no Emprego.
- ABAIXO A EXPLORAÇÃO CAPITALISTA! PELO PODER POPULAR!
VEM PRÁ RUA NO DIA 30/08!
9H NA PRAÇA DERMEVAL BARBOSA MOREIRA (OBELISCO)
ATO PÚBLICO EM APOIO À LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO