O 8 de Março foi consagrado mundialmente por causa de uma greve de operárias em 1917 na Rússia, que acabou contribuindo para desencadear a Revolução Socialista. Logo em seguida, em 1919, a 3ª Internacional de Trabalhadoresdeclarou esta data como o Dia Mundial da Luta das Mulheres. Este dia ficou marcado, em todo o mundo, pelo movimento das mulheres em defesa do direito ao voto, contra as discriminações, a fome, a guerra e a exploração.
Hoje, apesar das conquistas obtidas através de muita luta, as mulheres continuam sendo discriminadas ao não receberem salário igual por trabalho igual, por sofrerem precárias condições de trabalho, violência, assédio no ambiente de trabalho e sobrecarga de responsabilidades não socializadas com a casa e a família. Não há solução de vida melhor para as mulheres - nem para todos os trabalhadores - nos marcos do capitalismo, porque tudo em nossa sociedade é feito para atender aos interesses e às necessidades do capital e do mercado, não dos seres humanos.
Lutamos pela construção de uma sociedade livre da exploração do trabalho pelo capital, pelo direito a uma vida sem violência, com moradia digna e reforma agrária. Queremos o fim da mercantilização do corpo da mulher, com prevenção e atenção à saúde integral da mulher. Defendemos o pleno emprego e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim da demissão imotivada, a socialização do trabalho doméstico com a criação de espaços como restaurantes e lavanderias públicas e creches de qualidade, medidas que promovam a conscientização e a participação política das mulheres. Lutamos pelo ensino público de qualidade, não sexista, não racista e não homofóbico. A luta das mulheres contra a exploração e a opressão é uma luta de toda a humanidade por uma sociedade justa, igualitária e fraterna.
DIA 8 DE MARÇO (SEXTA) 19:00
TODOS À ATIVIDADE NA SEDE DO SINDICATO DOS TÊXTEIS
Rua Augusto Spinelli, 84 – Centro de Nova Friburgo – RJ
PALESTRA DAS PROFESSORAS BLUMA SALOMÃO (Sinpro-NF) e MARÍLIA FORMIGA (SEPE)
RODA DE SAMBA COM DESAFETOS DO COLÍRIO
PROMOÇÃO DOS SINDICATOS DE TRABALHADORES DE NOVA FRIBURGO