O aumento da passagem de ônibus para R$ 2,90 representa um reajuste escandaloso de 11,6%. É mais um roubo pra cima do trabalhador, cujo salário não foi aumentado na mesma proporção.
Novamente a Prefeitura Municipal – sob nova direção e velhas práticas politiqueiras de sempre – cede à pressão da empresa concessionária de transporte público, que ao invés de atender as necessidades da população, visa apenas a garantir os seus lucros. Depois que o monopólio foi repassado a um grande grupo com sede na cidade do Rio de Janeiro, o que parecia impossível aconteceu: os serviços pioraram ainda mais! São ônibus sucateados e superlotados, rodoviários mal pagos, motoristas e cobradores desistindo do trabalho e horários descumpridos diariamente. Friburgo caminha na contramão das políticas públicas de transporte, incentivando o uso do carro e tornando impraticável o já caótico trânsito da cidade.
Uma vez mais Prefeitura e concessionária usam a desculpa esfarrapada de que precisam aumentar a tarifa para melhorar o serviço e comprar ônibus novos. O investimento privado se transforma em gasto público, transferindo para o usuário a obrigação da empresa em arcar com a renovação da frota.
Mas não é só nos transportes que a coisa vai mal. As promessas de campanha já foram esquecidas pelo grupo que chegou ao poder, e vemos a desordem instalada na Educação e na Saúde. Centenas de concursados de 1999 foram para o olho da rua, enquanto há escolas fechadas por falta de professores e funcionários. Enquanto o governo nomeia cabos eleitorais em cargos de comissão a granel, a tão propagandeada força tarefa para a Saúde não vem, postos médicos continuam fechados e o programa Saúde da Família abandonado, sobrecarregando Hospital e UPA. Afinal, é pra resolver QUANDO?
A população deve se unir e não engolir tanto descalabro e desrespeito. VAMOS ÀS RUAS CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM E EM DEFESA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE PARA TODA A POPULAÇÃO!
BASTA DE EXPLORAÇÃO!
DIA 08 DE MARÇO (SEXTA)
ATO PÚBLICO NA PRAÇA DERMEVAL MOREIRA ÀS 16:00
FORUM SINDICAL E POPULAR DE NOVA FRIBURGO
Sindicato dos Têxteis – Trabalhadores no Vestuário – Metalúrgicos – Hoteleiros Químicos – Sindsprev (Saúde e Previdência) – Sepe (Profissionais da Educação) Sinpro de Nova Friburgo e Região – Associação de Docentes da FFSD