O Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro tem se organizado para realizar a etapa estadual do debate sobre a educação brasileira. A II Conferência Estadual de Educação está marcada para os dias 27, 28 e 29 de setembro, no Colégio Pedro II – Campos de São Cristóvão, no bairro do mesmo nome.
Em discussão estará o Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), e o seu tema "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Os Regimentos Internos do Fórum e da Conferência Estadual já foram discutidos e aprovados e estão em processo para publicação.
A etapa estadual da Conae, no Rio de Janeiro, é precedida de conferências livres, conferências municipais e intermunicipais de educação. As Conferências Intermunicipais ocorrem em 12 pólos: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Campos dos Goytacazes, Macaé, Itaperuna, Piraí, Três Rios, Seropédica, Nova Friburgo, Araruama. As datas dos eventos estão sendo deliberadas em reuniões dos municípios- sedes, junto aos municípios participantes.
Dos municípios polo, Niterói já realizou duas reuniões e tem expectativa de contar com 700 participantes na fase intermunicipal. Em Nova Friburgo também já ocorrem reuniões tanto para a conferência municipal quanto para a intermunicipal, estando em debate além dos temas da II Conae, o Plano Municipal de Educação, criado em 2005, cujo prazo termina em 2015 devendo, portanto, ser atualizado.
O FEE estabeleceu 19 de Junho como o Dia da Conae no Estado do Rio de Janeiro. Na data será feita uma ampla discussão nas unidades escolares, universidades, sociedade civil e movimentos sociais do Documento-Referência e seus Eixos. Para fechar o dia, está marcada uma Conferência Magna com o coordenador da equipe que elaborou o Documento-Referência da Conae, Luiz Dourado. O evento está marcado para às 17h, na Unirio.
Fonte: FNE / Feteerj, 07.06.2013