O Sindicato dos Professores (SINPRO) de Nova Friburgo e Região, através de sua Comissão Executiva, esclarece a toda a categoria e à população que não está participando da convocação de uma suposta greve geral para o dia 1º de julho.
A convocação para este movimento, que surgiu em uma página anônima do Facebook, causa-nos profunda estranheza e preocupação, pois não há assinatura de quem está por trás de tal evento, nem propósitos claros e definidos. Não há sequer uma pauta de reivindicações. Entendemos tratar-se de um movimento oportunista que quer confundir e gerar insegurança na população. Podem, desta forma, colocar em risco conquistas pelas quais lutamos muito durante os períodos mais sombrios da ditadura militar, como o direito de livre manifestação, assim como os direitos sociais e trabalhistas, que continuam sob ataque cerrado dos governos e dos patrões.
Os sindicatos jamais convocaram movimentos reivindicatórios e grevistas pela internet, sem realizar reuniões e assembleias com as categorias dos trabalhadores. Jamais convocamos greve para uma segunda-feira, pois dá impressão de querer não a mobilização, mas justamente o contrário: a desmobilização de todos, que ficam em casa num fim de semana prolongado. Para quê serve isso?
A diretoria colegiada do Sinpro de Nova Friburgo e Região estará se reunindo na próxima quarta-feira, dia 03 de julho, às 18h, na sede do sindicato, para avaliar a proposta de greve geral no dia 11 de julho, convocada pelas centrais sindicais brasileiras, este sim um movimento que tem rosto, assinatura, direção, propósito claramente definido e uma pauta de reivindicações, que inclui, além da luta pela preservação e conquista de novos direitos sociais e trabalhistas, a defesa dos 10% do PIB para a Educação, dentre outras proposições. Para esta reunião, todos os professores das escolas particulares de Nova Friburgo e Região estão convidados, filiados ou não ao sindicato.
Não se faz movimento sem organização nem proposta. Vamos construir a luta juntos em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Diretoria Colegiada do Sinpro de Nova Friburgo e Região (Comissão Executiva)