sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Feliz ano novo!

Pátria minha... A minha pátria não é florão,
nem ostenta lábaro não;
A minha pátria é desolação
De caminhos, a minha pátria é terra sedenta e praia branca;
A minha pátria é o grande rio secular
Que bebe nuvem, come terra
E urina mar.
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem uma quentura,
Um querer bem, um bem, um libertas quae sera tamem
Que um dia traduzi num exame escrito:
"Liberta que serás também"
E repito!

Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
Que brinca em teus cabelos e te alisa
Pátria minha, e perfuma o teu chão...
Que vontade de adormecer-me
Entre teus doces montes, pátria minha
Atento à fome em tuas entranhas
E ao batuque em teu coração.
Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.

(“Pátria Minha” – Vinícius de Moraes)



O SINPRO de Nova Friburgo e Região deseja a todos um Feliz Ano Novo. Em 2014, sigamos na luta por um mundo novo, em que a pátria minha seja a pátria de todos.